quarta-feira, 22 de julho de 2009

Resquício de outras épocas

(Território referente ao atual México, cerca de 700 anos atrás)

"A poeira já me corrói o nariz, sinto o sangue ficando seco ao redor da boca. Tão estranho não saber o lugar exato a que estou chegando, apesar de saber para onde me levam. Sinto-me um bicho acuado.

Nessas horas me lembro dos pássaros que cacei e dos acertos de contas na aldeia, vi olhos vítreos tentando viver enquanto a morte os carregava. Nos meus braços. Ao deus Sol fiz oferendas, à chuva dei a lágrima de crianças pardas com olhos negros e brilhantes para a próxima colheita ser próspera. E agora é minha vez.

Minhas pernas não conseguem dar apoio ao corpo nessa subida da escadaria. Meu Sol, talvez seja a última vez que eu te verei neste corpo. Penso em meus antepassados que talvez vá encontrar nessa nova terra desconhecida além do solo desértico no qual nasci. Mi madre, no llores. Estarei em seu altar.

O sacerdote parece impassível diante do meu temor. Está muito compenetrado afiando os instrumentos de sua devoção. Meu coração bate rápido, o vento traz grãos de areia que se misturam ao suor.

Agora o céu está mais próximo. Desisto de lutar, não há mais para onde fugir. Espero que meus irmãos de outras eras me carreguem pelo caminho seguro rumo a um lugar melhor, como me foi prometido por esses que me levam a vida.

Chegamos ao topo. Agora a arma se aproxima do meu peito. Despeço-me de ti meu senhor iluminado antes que meu sangue tinto escorra em devoção nas tuas escadarias.

Meu coração ainda irá pulsar nas mãos do assassino, antes mesmo de minha alma se desprender do corpo. Hei de abandonar tudo por ti Huitzilopochtli. E que o medo jamais vença a guerra, que nunca há de cessar na carne humana".

4 comentários:

Luiz Gustavo disse...

Parece que estamos junto com o protagonista nesta narrativa quente e seca do deserto mexicano, onde os astecas fizeram / desenvolveram coisas incríveis, praticamente ignoradas por boa parte da população hi-tech dos tempos de hoje. Parabéns! O texto cada vez melhor.

Fabio disse...

que coisa. hoje na TV estava vendo uma matéria sobre os astecas e seus sacrifícios. Há duas semanas conversava com um amigo sobre um filme do mel gibson a respeito e discorremos bastante a respeito. o assunto está forte.

Fabio disse...

ah, e acho que está faltando o John Fante na lista de votação acima.

Unknown disse...

... se eu puder morrer desta forma, pelo que acredito, já será o suficiente neste inerte vida...!