quarta-feira, 10 de março de 2010

Ao meio-dia, o verão


Por que tão tristemente
Esses olhos fitam-me?
Não basta a lamuria da vida
Ecoando o viver?

Não basta o vento fugindo
Pela noite, o bramido?
O abrigo que aguarda
O vento não pode ver

Eu tentei, ao menos, tentei
O erro foi resultado, mas ao menos...

Por que na própria morte
Busca-se a vida?
Não basta a incerteza do lar
Aonde leva o morrer?

Não basta o dia queimando
Sol poente, esvaindo-se?
O escuro que o espera
O dia não pode ver

Eu tentei, ao menos, tentei
O erro foi resultado, mas ao menos...

Ó triste dama que caminha
O sangue ralo a correr
Pela relva pálida da vida
Por veias e vales sem cor
Quem sabe quando for meio-dia
E o verão ascender como fogo
Quando menos esperar o vermelho
Poderá encontrar-te de novo

Imagem: Ao meio-dia, o verão (Marc Chagall)

7 comentários:

Fabio disse...

Que lindo isso, Cris, lindo demais...que ritmo!
E certamente, Marc Chagall iria se sentir bastante lisonjeado com essa poesia escrita junto esta gravura.

P. A. Sanches disse...

Eu vi Chagall !! Eu vi Chagall !! ...

...mas suas estrofes roubaram a cena.

Por Cris Tavelin disse...

hahahaha, vocês são muito puxa-saco, preciso de blogueiros mais críticos à minha arte o/

brincadeira, brigado (!), mas o Chagall é incrível mesmo, as gravuras dele parecem sonhos coloridos e a expo no Masp tá linda ;)

P. A. Sanches disse...

Eu puxo o saco mesmoooo hahaha estou tendo aula de teoria literária, daqui alguns meses eu começo a descer a lenha nos seus textos ok hahah

Por Cris Tavelin disse...

Ahh, quer dizer que só tendo aula de teoria literária alguém consegue discernir um texto bom de um ruim?

Acho que sempre é válido ampliar o conhecimento (e vc vai até me dar umas dicas depois! rs) mas feeling para arte não se aprende em sala de aula nenhuma! Vide os críticos frustrados dos jornais ;D rsrs

P. A. Sanches disse...

Discernir um texto bom de um ruim é fácil, o difícil é você argumentar o porquê!
Nesse caso eu preciso de muitas aulas para pegar o jeito, não tenho muito feeling. Outro dia fui ler umas críticas que eu fiz a uns filmes quando eu tinha uns 16 anos, ri muito, sem mais.

Por Cris Tavelin disse...

Bom, se você quer fazer a crítica de algum assunto realmente deve entender sobre o que está falando, rs... mas acho que isso se pega mais conhecendo bem o tema, lendo bastante, vendo muitos filmes, não existe uma técnica, sabe? Lógico que as aulas ajudam, isso nem se discute... digamos que os dois lados são importantes para uma formação completa ;)